Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Coisas do Amor

Postado por Ruby às 1/27/2011 04:46:00 PM
Não espere demais do outro

A maior causa de sofrimento do ser humano, segundo a filosofia da ioga, está voltada ao apego: seja por bens materiais, por ideias, pelo outro ou por tudo o que não lhe pertence. Essa questão afeta sobremaneira os relacionamentos. Ou seja, o apego, o viver em função do outro, o distanciar-se do centro sempre impactaram as relações e o ser.

Por isso, vale a pena ressaltar: quanto mais longe colocarmos a felicidade, mais nos distanciamos do centro, do que já trazemos dentro, mais nos distanciamos dessa mesma felicidade que já é nossa. Essa certeza aparece em outras tantas filosofias orientais e ocidentais e é também levada a todos pelos maiores mestres de todos os tempos.

Lição de desapego
Nesse momento, por coincidência, terminei de ler o livro "Mestres", de José Tadeu Arantes. Ele apresenta histórias de Jesus, Plotino, IBN Árabi, Goethe e outros, e reafirma toda essa questão.
Vale, então, a leitura quando o negócio é desapegar-se. Olhar para dentro. Ficar com o que é nato, com o que herdamos enquanto humanos.
Nesse sentido, para a cessação dos problemas da mente, a aquietação da alma e do espírito, tão almejadas na meditação, pode ser potencializada essa dinâmica que nos faz compreender que somos o todo e temos o todo em nós.
O desapego e o equilíbrio entre mente, corpo, emocional e espiritual corroboram para que possamos simplesmente incluir o que é bom no nosso viver.
Posto isso, quando olho para as nossas relações, entendo que estas deveriam ser incluídas na nossa vida como um presente. O outro nos faz mais bonitos, mais leves, mais alegres.
O pulo do gato, nesse caso, está em compreender que o outro só pode despertar o que temos.

Causas perdidas
Ao longo da vida, ao contrário de muitos que conseguem separar o que é ser e o que é ter e estar, confundimos tudo e misturamos o nosso querer e sonhos com a busca de outro.
Isso, além do desvio da nossa rota, em longo prazo, nos torna dependentes de histórias que não são nossas. Passamos a ser guardiões de causas perdidas e deixamos de lado nossos sonhos, nosso âmago, nosso ser.
Daí a abandonar nossos sonhos, abandonar nosso querer, é um pulo...Talvez por isso insista em falar desse tema quando trato de amor e relacionamentos.
Como afirma Fernando Pessoa: "...Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes..."

Matéria interessante da Sandra Maia em 23 de Janeiro de 2011.
Boa semana!
Ruby;

1 comentários on "Coisas do Amor"

camyli alessandra da silva on 29 de janeiro de 2011 às 00:29 disse...

é o tal do egoismo saudavel e procurar ser o centro da busca de sua própria felicidade:a

adorei o seu novo blog!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

 

Liberte-se, mude! Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez